fbpx
Blog
Eventos

ABRAPAVAA é convidada a participar dos cursos FATORES HUMANOS e CRM

Nos últimos 10 dias, a ABRAPAVAA foi convidada e teve a oportunidade de participar de 2 cursos muito importantes que, indiscutivelmente, agregaram demais a realidade da nossa triste rotina de trabalho, em se falando em Acidentes Aéreos.
Obrigada David Branco Filho Branco – Aviação e obrigada, Reynaldo Pinto Ribeiro Ribeiro – MitigAction pelas oportunidades – FATORES HUMANOS e CRM.

Nos 2 momentos, ressaltamos, que hoje não tem como não associar a ABRAPAVAA a discussão de temas como Fatores Humanos, CRM, etc., a sua importância, quando falamos em Prevenção e Fatores Contribuintes.

É frequente a ABRAPAVAA receber informações em conversas com familiares de vítimas e, destaco aqui, de familiares de tripulantes e, nos fica claro que, em algum momento, algo falhou, principalmente, na relação delicada entre operadores, proprietários, empresas, com seus pilotos e tripulantes, ou seja, uma escuta não está sendo feita, um reporte não está sendo comunicado, um acolhimento não está sendo praticado, a ausência de diálogo, o respeito e as constantes pressões, tem levado sim a muitos dos acidentes que com certeza, poderiam ter sido evitados, dentro dessa linha tênue da relação, ser humano x consequência.

E… uma certeza nos traz… muito a se fazer. A ABRAPAVAA, para além de se solidarizar com a dor de cada familiar de vítima, sabe que, pode sim, colaborar pela prevenção, quando traz informações relevantes e acredita que, sim, devemos e precisamos pensar de forma conciliadora, agregadora, respeitosa, na esperança de que sejam acolhidas e consideradas.

Devemos e acreditamos em expectativas positivas. Ainda vivemos uma triste realidade de um altíssimo número de acidentes aéreos e nós, enquanto ABRAPAVAA, desejamos sim e continuaremos como um “elo” de Prevenção, de um Amadurecimento da Cultura de Segurança.

É muito duro acolher, ouvir e orientar familiares de vítimas, de tantas famílias atingidas em sua dor, sabendo que aquele acidente poderia ter sido evitado.
Vamos em frente!!! Gratidão!

Comentários:

Os comentários estão fechados.