fbpx

Dicas antes de viajar

Aviso

Nunca saberemos quando um acidente aéreo irá acontecer, mas podemos tomar algumas iniciativas para nos preservarmos.

Uma delas é acessar o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro no site da ANAC para verificar todas as informações sobre aquela aeronave como validade do seguro, manutenção, etc.

Caso algum desses itens esteja vencido, exijam a troca da aeronave… é da sua vida que estamos falando.

Minha experiência

Precisei fazer uma viagem em um táxi aéreo de Manaus para Coari para seguir ao encontro dos familiares das vítimas da Manaus Táxi Aéreo em 2009 e, ao chegar ao hangar do táxi aéreo, anotei o prefixo da aeronave que iria embarcar.

Solicitei o uso do computador, acessei o site da ANAC e, com as instruções que envio abaixo, me deparei com a informação de que “a manutenção daquela aeronave estava vencida“.

Na hora pedi a presença do responsável pela empresa, mostrei a ele a informação na tela e, no mesmo momento, ele me trouxe um certificado de que havia feito a manutenção, ou seja, a informação não estava atualizada no site da ANAC.

Viajamos com tranquilidade pois foi possível confirmar uma informação muito importante que, do contrário, não embarcaríamos.

Fique atento!

Antes de viajar, confira se a aeronave que irá embarcar está segura e em condições de voo. Siga as seguintes instruções:

  1. Acesse o site de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro clicando aqui
  2. Na página você encontrará um campo para inserir a Matrícula.
  3. Neste campo de matrícula, coloque o prefixo da aeronave sem hífen – exemplo: PTJKL e, clique em Pesquisar.
  4. Logo abaixo irá carregar com todas as informações sobre a aeronave. Observe os itens SITUAÇÃO NO RABSITUAÇÃO DE AERONAVEGABILIDADE para verificar as informações que precisa, ou seja, se estão válidas ou vencidas.
  5. Faça um teste com o prefixo usado aqui como exemplo PTJKL e irá notar que essa aeronave está com os itens essenciais de aeronavegabilidade vencidos, ou seja, sem condições de voo.