Referências Aeronáuticas

anacAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Instituição civil com responsabilidade e autoridade para regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária.


cenipaCentro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)

Instituição militar e subordinada ao Comando da Aeronáutica (que por sua vez é subordinado ao Ministério da Defesa) responsável por investigar incidentes e acidentes aeronáuticos ocorridos em território brasileiro, com aeronaves militares e civis.


fabComando da Aeronáutica (FAB)

Instituição militar responsável por manter a soberania no espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria.


decea

Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)

Somos uma organização governamental, subordinada ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, que congrega recursos humanos, equipamentos, meios acessórios e infraestrutura, distribuídos por todo o território nacional, com a missão de prover a segurança e a fluidez do tráfego aéreo em nosso espaço aéreo soberano e, concomitantemente, garantir sua defesa.


infraero

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO)

Empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa, responsável por administrar a grande maioria dos aeroportos situados em território brasileiro.


ntsb

NATIONAL TRANSPORTATION SAFETY BOARD (NTSB)

Órgão norte- americano destinado a investigar acidentes aeronáuticos em seu país ou em países que operam com suas aeronaves!! Tem como principal função descobrir os fatores contribuintes para o acidente!! Sejam eles fatores humanos, operacionais ou materiais.


faa

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA)

Órgão normativo norte -americano, que tem a finalidade de administrar, fiscalizar e incentivar todo conteúdo relativo a aviação comercial, geral, tráfego aéreo e segurança de voo.


ica

INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO)

Foi criada em 7 de dezembro de 1944, na convenção sobre aviação civil, concluída em Chicago. Tem a finalidade de padronizar a aviação mundial com relação as suas normas, regras, direitos e deveres. Deveres, estes que foram agrupados em 18 anexos, o qual deverão ser cumpridos por todos os países contratantes da OACI.


easa

AGENCIA EUROPEIA DE SEGURANÇA DE VOO (EASA)

A Agencia tem por missão promover a adoção dos mais elevados padrões comuns de segurança e proteção ambiental no domínio da aviação civil na Europa e à escala mundial. Constitui o elemento central de um novo sistema regulador, que estabelece um mercado único europeu da indústria aeronáutica.


flight-safety

FLIGHT SAFETY FOUNDATION

Organização internacional sem fins lucrativos, cujo único propósito é fornecer, independente de orientação imparcial, especialistas em segurança e recursos para a aviação e indústria aeroespacial.


abrapac

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL (ABRAPAC)

Fundada por pilotos preocupados com os rumos da segurança de voo, Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC) é uma entidade independente, pautada por ações que buscam sempre o embasamento técnico, científico e legal, visando a  valorização do aeronauta e a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos.


sna
SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS (SNA)

Foi criada em 26 de janeiro de 1942. A Associação Profissional dos Aeronautas do Distrito Federal, que mais adiante se transformaria no Sindicato Nacional dos Aeronautas,tem como objetivo organizar as lutas fundamentais da categoria em todo território nacional.